segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Repensando as mordidas na creche


Ninguém gosta que seu filho seja mordido e, geralmente, a família sente-se preocupada quando seus pequenos são mordidos ou mordem alguém. Em geral, os pais procuram saber quem são os mordedores e, por vezes,  se sentem culpados ao deixar seus filhos em creches, cuja atenção não é exclusiva a seu filho.
Em primeiro lugar, é bom lembrar que é pela boca que a criança tem o seu primeiro contato com o mundo, chorando, mamando, sugando, levando os objetos à boca... e mordendo!

Portanto, podemos pensar que as mordidas, durante os três primeiros anos de vida, são uma forma de a criança conhecer o mundo. A mordida também pode ser utilizada como canal de expressão de insatisfação, desentendimento de determinada situação, modo de conseguir o que deseja ou de defesa, podendo, assim, nos dar pistas de um progresso em seu desenvolvimento.

Compreendidas como indicadores do desenvolvimento, as mordidas marcam uma fase natural da criança que, como toda fase, é passageira. Assim, precisamos ter o cuidado de não rotular a criança como "mordedor". Quanto mais enfatizarmos essa característica na criança, mais ela se comportará como tal, pois é o que todos esperam dela. Entretanto, se a mordida forem muito freqüentes, de modo a privar a criança de realizar outras atividades, certamente será importante um psicólogo conversar com os responsáveis para que seja possível haver uma melhor compreensão sobre tal conduta da criança e orientação aos pais.

De qualquer forma, não podemos esquecer de que as crianças usam, sim, esse tipo de comportamento durante a primeira infância, devendo esse desaparecer tão logo a criança consiga se expressar através do uso das palavras. Portanto, o caminho para o abandono das mordidas é através do aprendizado da fala.

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