quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um dia memorável!

Ontem, as diretoras das creches, EDIs e da Educação Infantil, foram agraciadas com o evento "Celebrando a Educação Carioca", onde a Srª Secretária Claudia Costin se fez presente e agradeceu o esforço e o trabalho das direções dessas classes que começam a caminhar  na estrada do conhecimento, "as crianças pequenas".
No evento houve uma palestra com o Senhorzinho mais fofo do planeta Rubem Alves, que falou sobre os temas educação, inclusão, inteligência das crianças. Foi muito bom! Além disso, teve a apresentação do coral infantil da Orquestra Sinfonica Brasileira (OSB) com o maestro Júlio Moretzsohn. A nossa diretora Lúcia, não ficou de fora dessa e ainda conseguiu ficar pertinho do Rubem Alves, autor de dezenas de livros fantásticos sobre educação, além de outros de literatura infantil. Ele é o cara!! Quem não o conhece, vale muito a pena!





segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Repensando as mordidas na creche


Ninguém gosta que seu filho seja mordido e, geralmente, a família sente-se preocupada quando seus pequenos são mordidos ou mordem alguém. Em geral, os pais procuram saber quem são os mordedores e, por vezes,  se sentem culpados ao deixar seus filhos em creches, cuja atenção não é exclusiva a seu filho.
Em primeiro lugar, é bom lembrar que é pela boca que a criança tem o seu primeiro contato com o mundo, chorando, mamando, sugando, levando os objetos à boca... e mordendo!

Portanto, podemos pensar que as mordidas, durante os três primeiros anos de vida, são uma forma de a criança conhecer o mundo. A mordida também pode ser utilizada como canal de expressão de insatisfação, desentendimento de determinada situação, modo de conseguir o que deseja ou de defesa, podendo, assim, nos dar pistas de um progresso em seu desenvolvimento.

Compreendidas como indicadores do desenvolvimento, as mordidas marcam uma fase natural da criança que, como toda fase, é passageira. Assim, precisamos ter o cuidado de não rotular a criança como "mordedor". Quanto mais enfatizarmos essa característica na criança, mais ela se comportará como tal, pois é o que todos esperam dela. Entretanto, se a mordida forem muito freqüentes, de modo a privar a criança de realizar outras atividades, certamente será importante um psicólogo conversar com os responsáveis para que seja possível haver uma melhor compreensão sobre tal conduta da criança e orientação aos pais.

De qualquer forma, não podemos esquecer de que as crianças usam, sim, esse tipo de comportamento durante a primeira infância, devendo esse desaparecer tão logo a criança consiga se expressar através do uso das palavras. Portanto, o caminho para o abandono das mordidas é através do aprendizado da fala.

domingo, 27 de novembro de 2011

Eleições 2011

Nesta última semana aconteceu a consulta à comunidade escolar para a escolha da direção para os próximos 3 anos. Com 87% de aprovação num universo de 223 votantes onde 186 votaram sim, 10 votaram não e 27 não puderam comparecer, a Diretora Lúcia Maria e a Diretora Adjunta Vanessa Helena continuarão dirigindo a nossa creche. Parabéns!


Mensagem de agradecimento:

"A direção da Creche Emilio, nas pessoas da Profª Lucia Lacerda e da Profª Vanessa Helena, vem a público agradecer a todos: funcionários, pais, associação de moradores, pela votação maciça na eleição de 2011. Sabemos que ninguém consegue nada e não chega a lugar algum sem que tenha a participação e a parceira de seus Pares. À todos nosso muito obrigado!

O nosso compromisso para com toda a comunidade perpassa pela continuidade do uso das forças pessoais apontadas pelas maiores mentes de cientistas do mundo para o desempenho de nosso trabalho nos próximos 3 anos. São elas OTIMISMO,PACIÊNCIA, FLEXIBILIDADE, AUTODESENVOLVIMENTO,INICIATIVA, CONHECIMENTO, EXAUSTIVIDADE,FÉ, PERSEVERANÇA,SABEDORIA E COMPAIXÃO."

Acompanhe o registro de todo o processo:

       Reunião com a comissão de eleição, a participação dos responsáveis foi significativa desde o início.

                                          A hora da votação

                                          Contagem dos votos

                                          A comemoração pela vitória.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de Ação de Graças: Você já agradeceu hoje?

Hoje foi dia de agradecer na nossa creche, independente da religião de cada um. O café da manhã foi compartilhado entre todos os alunos e educadores. Foi uma manhã de fé e alegria celebrando a vida.


Oramos, assistimos a uma encenação com fantoches sobre a chegada dos peregrinos ingleses às terras americanas e a comunhão deles com os nativos da região, uma das versões do dia de Ação de Graças.



Tias Jaqueline e Beatriz encenaram a peça.

Assistimos também uma apresentação de dança com fita, depois lanchamos e brincamos juntos para agradecer por tudo que Deus tem nos oferecido.


Tia Silvinha com sua bela apresentação.


Os pais e responsáveis sempre nos ajudam a tornar nossas comemorações mais bonitas.



Alegria e comunhão, marcas da Creche Emílio!




Atividades realizadas pelas nossas turminhas.

domingo, 13 de novembro de 2011