sábado, 25 de maio de 2013

TEMA REFLEXÃO 1 : O NOSSO TEMPO E OS NOSSOS FILHOS...



                                                                    O tempo da criança

     Educar  os filhos não é  uma coisa fácil, em toda a história da humanidade não há quem duvide. Mas educar, é educar mesmo, e não fazer de conta que...
    Nos dias de hoje, a experiência tem mostrado que, na grande maioria das vezes vamos reduzindo o tempo para essa atividade tão importante, que poderá gerar frutos maravilhosos ou terrivelmente amargos. Senão vejamos.
      Quando as crianças estão no Período Sensório Motor (de 1 a 2 anos e seis meses de idade), os pais se dedicam, tem tempo e querem saber tudo o que seus filhos fazem. O gasto com esses cuidados é quase ilimitado. Recentemente, ouvi comentários sobre pessoas que são pagas  para olhar crianças  para a mãe trabalhar,  o que significa que os pais estão pagando para alguém  cuidar de seus filhos, nessa fase em que são bebês. Mas o tempo passa.
       E na medida em que o tempo passa, os pais vão ficando, curiosamente, com menos tempo para essa importante atividade. Escolhe uma creche que não cobre muito sua presença, que sirva apenas para a permanência da criança durante o período do dia, porque acreditam piamente que  seu filho(a)  não tem nada aprender dos nove meses  até aproximadamente os cinco anos (do Período Sensório Motor até o início do Período Intuitivo).
       E por conta disso a creche ganha destaque como elemento importante no processo. É um modelo seguido frequentemente e preocupa,  porque os pais  por não saberem exatamente o que é desenvolvimento mental, não  trabalham a questão durante o período mais importante, levando a criança  a não desenvolver seus potenciais de maneira plena.
       Por exemplo, o Sensório Motor e o Simbólico são essenciais no processo, porque o primeiro vai ser reciclado nas operações concretas de 06 meses a 2 anos , e o segundo, de 2 anos até 5 anos,  vai ser muito importante para as operações abstratas. Todo o desenvolvimento vai estar calcado no Sensório Motor (ação) e todos os outros períodos vão precisar desta base para continuar sua trajetória.
       Pais e Mães deveriam trabalhar em conjunto nessa hora, para poderem analisar todas as variáveis – ou pelo menos um número grande delas. Mas, fica sob a responsabilidade da mãe essa decisão, o que é no mínimo uma crueldade para com um dos pares, que carregará para toda a vida a glória ou  a culpa pela escolha. E na hora da escolha, não vai ser uma “cozinha branquinha” que garantirá como será o desenvolvimento de seu filho e, portanto, suas chances no futuro.
        Com o tempo começam a andar por sua própria conta, porque os pais não têm mais nenhum tempo para eles, preferindo fazer apenas a verificação das agendas e  boletins, como se isso fosse uma base de diagnóstico confiável. Os responsáveis não tem a mínima idéia sobre o comportamento de sua criança no ambiente da creche. Se estão participando, se estão sendo agressivos, se estão mordendo ou mesmo se isolando em um canto  ou se ausentando da socialização.  
         Alguns, nem sequer abrem  as agendas ou tem tempo de ver, para ter uma idéia das ocorrências  acontecidas durante o dia , mesmo que isso não signifique grande coisa
         O que nós observamos, com muita freqüência, são crianças mal cuidadas,  trazendo de casa vários hábitos não condizente com a sociedade em que vivem.
         Para melhorar estas condições e esse entendimento dos pais ,é que a creche promove todos os sábados reuniões de pais, com  especialistas palestrantes  que  abordam temas de interesse  coletivo, e é nesse espaço e momento que buscamos  motivar a  trocar de  idéias  e experiências, pois ao que parece, para alguns pais o fato de terem “cumprido a sua obrigação  de colocarem seu filho na creche  pois precisam cumprir a condicionalidade  das bolsas que recebem , os fazem pensar que é só isso.
         Pais existem, em quantidade, que não sabem que seus filhos  mordem, socam, chutam e batem nos coleguinhas, agridem as educadoras e a todos que  dele se aproxima.  Por incrível que pareça, eles não tem idéia nem de como é o comportamento de seus filhos. São pais que acham que, a essa altura da vida, já fizeram tudo que podiam ou deveriam fazer para seus filhos, e é aí que mora o problema maior: para a creche as crianças são passageiras, para os pais os filhos são para toda a vida! e precisam ser atendidos em todas as fases.
          Tudo isso que foi dito acima não é um relato baseado em fatos que ocorrem na creche pública e não são acontecimentos rotineiros de escolas particulares, que se dizem de excelência, é o resultado  de declarações de pais que se dizem responsáveis e atentos aos seus filhos, mesmo que não o seja. 
            Então senhores responsáveis não deixem a educação de seu filho(a) andar do jeito largado, porque haverá inevitavelmente o dia em que a famosa  pergunta vai surgir  


                                                            ONDE FOI QUE EU ERREI????
                                                                                               e com certeza você não saberá responder.

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