sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TOCANDO COM MOZART


 Dando continuidade a nosso Projeto  " De Onde venho, de onde vem?", chegamos  a uma das mais importantes áreas que é sem dúvida as ARTES. Neste conglomerado de títulos ( Pintura, Literatura, Poesia, Musica, ...)  e muitas outras formas e que abordaremos a MUSICA.
Estudos apontam que, a influência positiva da música é significativa e consistente em todos os aspectos do desenvolvimento e em todos os estágios da vida. Mas, nos  pequeninos, seu impacto pode ser mais marcante. Nessa perspectiva, é necessário  criar condições e possibilidades de percepção, de criação, expressão e comunicação musical para essas crianças, respeitando-se a maneira como eles interagem com o universo sonoro, devendo  ser o fundamento das propostas de musicalização para crianças do berçário ao maternal.
Dá conversa informal com explicações sobre o que iremos ouvir, até a escolha do instrumento torna-se um caminho onde, além de aguçar os canais de percepção,  incentiva sobretudo, a sua interação ativa com a música, abrindo espaços para as experimentações infantis.



Vivenciar entre muitos Mozart, Vinícius de Moraes, cantigas folclóricas, músicas cantadas pelas professoras no dia-a-dia, significa possibilitar de forma lúdica o seu contato com a música por meio do canto, da dança, tocando instrumentos e até mesmo apreciando. Estas vivências proporcionam momentos de intensas explorações, percepções e experimentações individuais e coletivas, necessárias ao seu desenvolvimento.
Em um desses momentos  nossas crianças do Maternal II se deliciaram com Mozart  e não perderam o ritmo.


Nenhum comentário: