sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tente, Invente, Faça Diferente 2012

No evento "Tente, invente, faça diferente" nossa representante foi a Agente Auxiliar de Creche Andrea Rodrigues, que mostrou a todos sua linda voz. O evento foi muito bacana. E ao final todos os participantes receberam um troféu de participação. Parabéns, Andrea!! =D

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Primeira Reunião de Pais de 2012

Hoje foi realizada em todas as turmas a reunião com os pais e responsáveis de nossos alunos. Essa primeira reunião foi para apresentação das professoras e equipe de agentes auxiliares aos pais e também informá-los sobre o momento da adaptação das crianças na creche, principalmente das crianças novatas, que precisam se acostumar não só com as educadoras como também com o novo espaço. Também foram informados do regimento interno da creche e houve seleção dos pais representantes de cada turma.
Tvemos uma boa participação em cada turma e isso foi muito importante para nós, pois assim podemos estreitar o laço entre a creche e a família, que favorece muito o desenvolvimento da criança. Por isso é importante a presença e participação de todos os responsáveis nas reuniões. Contamos muito com essa parceria!






É tempo de começar um novo livro...

Foi com este texto que a equipe pedagógica iniciou as atividades deste ano com a equipe de agentes auxiliares e professoras. Que em 2012 possamos escrever muitas páginas de alegrias e vitórias!

FELIZ LIVRO NOVO

Quando 2011 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Você podia fazer dele o que quisesse...
Era como um Livro em Branco, e nele você podia colocar: um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração. Podia...
Hoje não pode mais; já não é seu.
É um livro já escrito... Concluído.
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo.
Estará fora de seu alcance.
Portanto, antes que 2011 termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado.
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não, não tente arrancá-las.
Seria inútil. Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue.
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superficie do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras:

Obrigado e Perdão!!!
E, quando 2012 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco todo seu, no qual você irá escrever o que desejar...

FELIZ LIVRO NOVO !!!
(Autor desconhecido)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O momento da adaptação na creche


A adaptação à creche nem sempre é fácil, deverá ser um processo antecipado e progressivo de preparação entre os pais, a criança, e os educadores. Geralmente, os bebês têm mais facilidade em se adaptar ao que é novo. Assim, quanto mais cedo a criança entrar para a creche, mais fácil será a sua adaptação.
Nos primeiros dias a criança, tal como os pais, pode sentir alguma dificuldade, o que pode provocar sintomas de mal-estar, tais como: falta de apetite, perturbações de sono e situações de angústia.

Para facilitar a adaptação das crianças à Creche existem diferentes estratégias:

- Por norma, aconselha-se os pais que nos primeiros dias a criança fiquem poucas horas na creche, isto acontece porque a ansiedade dos pais é grande e reflecte-se nas crianças.
- Se a criança tem um objeto de transição (boneco, fralda de pano, etc) é importante que este a acompanhe para a Creche, pois são usados por ela como um suporte na conquista da autonomia, uma vez que são uma espécie de substituto materno e permitem à criança organizar-se na ausência das figuras de referência.

Nesta fase inicial da vida de uma criança, principalmente quando vai para a creche, há sempre um adulto na sala com quem a criança irá criar laços afetivos mais fortes. Esta vinculação vai dar/trazer à criança uma maior segurança, que vai fazer com que esta se sinta protegida e consiga então transmitir aos pais que está bem, serena e tranquila sempre que vai para a creche. A criança vai criando novos ritmos e aprendendo a fazer da sala o seu espaço.
As atividades e os objetos existentes neste espaço tornam possível a adaptação da criança à creche que passa por um envolvimento dos pais e dos educadores, que devem proporcionar à criança um clima de segurança que lhe permitirá ultrapassar as dificuldades da adaptação.
A firmeza dos pais tem um papel extremamente importante nesta hora, pois há que explicar aos filhos com todo o carinho e amor que os vão buscar ao final do dia, porque apesar de gostarem muito deles têm de ir trabalhar. Neste período de ansiedade de separação e angústia a criança pode mostrar relutância em deixar a mãe, rabugenta e difícil de consolar, contudo este comportamento da criança acabara por desaparecer.

Atitudes dos Educadores:
- Criação de um clima de segurança afectiva individual e colectiva.
- Atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos cotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de grande importância para a relação individual-afectiva com a criança (tratando de evitar a pressa, agonia, nervosismo, etc.).
- Conhecimento da criança através de: entrevista com ao pais, observação da criança e de suas reacções diante situações quotidianas da escola.
- Convite aos pais para entrarem na sala estando presentes sempre que possam, desta forma, sentir-se-ão mais confiantes pois podem observar e participar nas actividades e rotinas da sala.
- Reunir o máximo de informação sobre os hábitos do bebé.

Fontes:
- http://www.guiadafamilia.com/guiadospequenos/tema.php?id=10058
- http://www.pombadapaz.org/?no=2020