quinta-feira, 18 de julho de 2013

A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E O APRENDIZADO DO EDUCADOR.


Segundo Pantano (2009) , a aprendizagem e a memória são as habilidades de aquisição e manutenção das informações.  A aprendizagem se dá no momento exato em que ocorre a captação de uma informação pelas vias sensoriais, pela sua retenção e fixação pelas áreas da memória, função executada pelo córtex.
Baseado em todas as informações adquiridas nesta 4ª Jornada Pedagógica,  a equipe  da Creche Emílio, proporcionou aos seus  educadores, três dias de extrema movimentação e aprendizagem, divididos em dois grupos e com troca de horário ocorreu um  melhor aproveitamento da jornada.
No primeiro dia,  os Agentes Auxiliares  na parte da manhã e  os Professores a tarde assistiram  a alguns vídeos retirados da internet sobre Neurociência.Com o assunto trazido para nossa realidade, houve debates e a partir desses começamos  a adquirir esclarecimentos do que é neurociência,  para que serve e no que ela pode estar nos ajudando?
Como troca de  experiência, as dinamizadoras, antecipadamente, distribuíram uma tarefa Master para cada turma, tarefa esta que não podia ser compartilhada com as demais, já com a intenção de demonstrar a explicação da neurociência,  da dificuldade que  encontramos em "guardar segredo".  O que foi cumprido com louvor pelos grupos!
 No segundo dia,  com Professores na parte da manhã e Agentes a  tarde e com o  entendimento sobre a neurociência, as dinamizadoras, criaram  uma gincana pedagógica onde todos puderam  ver na prática onde já usávamos a  neurociência em nosso fazer pedagógico.
As tarefas da gincana, estavam baseadas nas Orientações  recebidas da SME, no que tange a arrumação de salas, para que  se tornem prazerosas para nossas crianças.
Para cumprir as tarefas,  os educadores tiveram 05 minutos para correrem  ate suas salas e fotografar  tudo que achassem pertinente as tarefas e trazer para demonstração um recurso pedagógico já usado na sala que ajudasse na aprendizagem das  crianças.




O corre corre foi geral.




 MAS O RESULTADO FOI ÓTIMO !






















 A PONTUAÇÃO FOI SENDO MARCADA A CADA TAREFA CUMPRIDA ( MOSTRADA NO CELULAR OU  CÂMERA DE FOTO).

Terceiro e último dia de jornada pedagógica, dia de decisão e de  resumir tudo o que vimos até aqui sobre esse tema tão interessante. A tarefa Master mexeu com a imaginação e a criatividade de todos os educadores da creche, que tiveram que,  a partir de materiais  recicláveis  planejar  e  criar um  brinquedo pedagógico que servisse ou não para todas as turmas e apresentá-la aos demais colegas explicando  sua utilização .


  B1- Caixa de Identidade Surpresa ( VARIEDADES DE OBJETOS PARA QUE A CRIANÇA POSSA DESCOBRIR SUA UTILIZAÇÃO)



                                                                            B2- Dadão multifunções

   M1A- jogo Cai não cai( Garrafa PET, com várias tampinhas coloridas, canudos de bola de aniversário)
   M1B- Dado ( quantidade e cores) e quebra cabeça (diversas figuras para montar, em quatro partes na caixa de leite)
)

      M1C - pescaria( peixinhos, água e vara)

M2A- bilboquê (pet, barbante e criatividade) , Vai e vem (garrafa pet ,barbante e argola da tampinha da pet para apoio de mão) ,jogo da velha e binóculo( rolinho de papel higiênico)
                      
     M2B- Cai não cai( garrafa pet, palito de churrasco encapado e bolinhas de ping pong decoradas), Vai e vem

M2C- Caixa de instrumentos Musicais( garrafinhas decoradas com areia ou arroz, latinha de nescau para os tambores e palitos com tampinhas na ponta para as baquetas e papelão com tampinha na extremidade para as castanholas)




                                                             Equipe Campeã- B2

O Dadão multifunções foi o grande vencedor, pois a partir de uma espuma reutilizada, encapada  com retalhos de feltro  tendo  cada numeração  representada por  figuras  significativas para todas as  faixas etárias , assim como,   cada uma dessas figuras apresentavam texturas diferenciadas,ricas em detalhes,  para que proporcionem  a  todos os alunos,inclusive os  especiais novas sensações e descobertas, além é claro do brincar que se torna a parte mais importante. 

A equipe muito animada e feliz com o resultado do trabalho foi presenteada com uma passagem de ida para o recesso com destino a sua casa  e merecido descanso  com chegada do voo programada  para dia 01 de agosto ás 7 h no portão A do Aeroporto Internacional Emilio Dib. kkkkkkk e claro uma deliciosa caixa de bombons.

PARABÉNS AS EQUIPES DA CRECHE EMÍLIO PELO BRILHANTE TRABALHO!








domingo, 14 de julho de 2013

ARRAIÁ DA GENTILEZA, UM MISTURA DE CULTURA, ALEGRIA E CONFRATERNIZAÇÃO!

Cultura, alegria e confraternização são as palavras-chaves do nosso projeto,  Gentileza gera Gentileza , no mês de julho.  Com culminância  em nossa festa Julina,  nossas crianças aprenderam com as  diversas atividades  apresentadas como é o interior do país ( a roça) , o que  comem,  como comemoram os dias festivo, e suas vestimentas.
Durante o mês de junho/julho, as crianças  fizeram e comeram  cuscuz, bolos de fuba, milho, aipim com melado e varias outras comidas tipicas utilizadas no interior de nosso país.
A Equipe pedagógica ao trabalhar  com o contexto cultural do interior, buscou envolver as crianças com atividades ativas e dinâmicas. alcançando assim o sucesso do projeto.

Até na festa utilizamos o circulo montessoriano, que nos ajudou muito na organização das crianças.