segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inspirações e produções artísticas...

Vincent Van Gogh, Romero Britto, Auguste Renoir, Augusto Rosa, Cândido Portinari, Salvador Dalí, ... Nossos pequenos tiveram contato com esses e outros artistas e se inspiraram junto com suas professoras e produziram grandes obras-primas. Perceberam que não só artistas renomados criam grandes obras!! A turma do Maternal 1 B se inspirou no quadro de Van Gogh, O Jardim Branco e produziram uma linda tela...





terça-feira, 13 de novembro de 2012

Explorando novas formas de desenhar...

As crianças do Maternal 1 B perceberam que podemos fazer desenho com carvão e sujar as mãos após fazer a arte! Eles adoraram!!








segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A música sempre está com eles!!

Nossos pequenos do Maternal 1 C se divertiram durante a confecção de chocalhos e tambores. Nosso projeto está indo de vento em popa!!













domingo, 11 de novembro de 2012

Nossos pequenos artistas

 E CONTINUAMOS  O PROJETO DE ONDE VENHO DE ONDE VEM, NO MUNDO DAS ARTES... 

      Esta semana a creche  está dançando... em vários ritmos  ( Samba, Forró, Funk do xixi , etc...) 

    As crianças  vivenciam e demonstram seus sentimentos com o corpo inteiro: se estão  alegres, pulam, correm e brincam sempre com muito barulho. Se estão tristes ou são timidos, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem.
    Wallon,  em seus estudos nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.
      O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: O CORPO FALA.
Deste modo cabe dizer da  importância de levar  a crianças  a apreciar as danças tanto como forma de arte como na vida.

A Dupla do projeto Playando : Educadores André e Munique  estão fazendo um belíssimo trabalho.


O  funk

 
O forró 


   

 
O samba com suas jogadas de pernas.

 

 
A dança de roda 

 O exemplo de Tio André com a Profª Jaqueline  deu motivo para Izaque dançar com tia Munique.

 
O Funk 

 





                            Em todas as turmas  a alegria foi contagiante, e o  recado foi dado:

"Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita."


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

TOCANDO COM MOZART


 Dando continuidade a nosso Projeto  " De Onde venho, de onde vem?", chegamos  a uma das mais importantes áreas que é sem dúvida as ARTES. Neste conglomerado de títulos ( Pintura, Literatura, Poesia, Musica, ...)  e muitas outras formas e que abordaremos a MUSICA.
Estudos apontam que, a influência positiva da música é significativa e consistente em todos os aspectos do desenvolvimento e em todos os estágios da vida. Mas, nos  pequeninos, seu impacto pode ser mais marcante. Nessa perspectiva, é necessário  criar condições e possibilidades de percepção, de criação, expressão e comunicação musical para essas crianças, respeitando-se a maneira como eles interagem com o universo sonoro, devendo  ser o fundamento das propostas de musicalização para crianças do berçário ao maternal.
Dá conversa informal com explicações sobre o que iremos ouvir, até a escolha do instrumento torna-se um caminho onde, além de aguçar os canais de percepção,  incentiva sobretudo, a sua interação ativa com a música, abrindo espaços para as experimentações infantis.



Vivenciar entre muitos Mozart, Vinícius de Moraes, cantigas folclóricas, músicas cantadas pelas professoras no dia-a-dia, significa possibilitar de forma lúdica o seu contato com a música por meio do canto, da dança, tocando instrumentos e até mesmo apreciando. Estas vivências proporcionam momentos de intensas explorações, percepções e experimentações individuais e coletivas, necessárias ao seu desenvolvimento.
Em um desses momentos  nossas crianças do Maternal II se deliciaram com Mozart  e não perderam o ritmo.