sexta-feira, 29 de junho de 2012

De onde vem o ovo?

Depois de descobrir de onde vem o leite, nossos pequenos trabalharam para descobrir de onde vem o ovo, ouro alimento que gostam muito. Muitas atividades, histórias, parlendas, brincadeiras, degustação de ovos de codorna e galinha fizeram parte deste projeto desenvolvido no mês de junho. As atividades já estão expostas na entrada da creche para todos conferirem o que nossos alunos aprontaram. Foi um período de muito aprendizado e diversão.
Seguem as fotos do desenvolvimento do projeto. Em breve fotos da exposição! ; )

O berçário 1 conhecendo a galinha.


Hora de experimentar os ovinhos da codorna.

Que delícia!!

O Maternal 2 A conheceu a galinha d'angola.

                                                           Quantos ovos a galinha botou?

Pintura das galinhas.


O Maternal 1 B montou o pintinho amarelinho...


                                                             ...e a galinha do vizinho.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Como foi o dia de vacinação contra paralisia infantil na creche

No dia 16/06 uma equipe do posto de saúde próximo à nossa creche compareceu para vacinar as crianças do PIC e as crianças do bairro. Foi um dia de muita alegria e nossas crianças se comportaram muito bem para receber a gotinha.






sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nossa creche será posto de vacinação contra a Paralisia Infantil

A partir de amanhã até o da 06/07 nossa creche será posto de vacinação contra a paralisia infantil.
Não esqueça de levar seu super-herói menor de 5 anos para se vacinar. É muito importante!! Não se esqueça!!

Culminância do projeto "De onde vem o leite?"

Na semana passada houve a exposição dos trabalhos das turmas sobre a origem do leite, mostrando tudo que nossos alunos aprenderam e suas produções. Cada turma pôde ver o trabalho das outras turmas e reconhecer seu próprio trabalho. Os pais e responsáveis também tiveram a oportunidade de olhar a produção de seus filhos. as crianças apontavam e falavam cada vez que olhavam a produção de sua turma, "Aquele é meu." Elas se apropriam e reconhecem o próprio trabalho.

Essa valorização da própria produção pela criança é muito importante para o seu aprendizado e a sua auto-estima. Ela se sente importante ao ver seu trabalho sendo admirado por outras pessoas.












terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia para refletir sobre nossas atitudes para cuidar do espaço em que vivemos. Vamos colaborar para um mundo melhor e mais limpo!! Com simples atitudes no nosso dia a dia, podemos ajudar a ter um mundo melhor e menos doente.

Dê o exemplo ao seu filho. É de pequeno que se aprende bons hábitos para cuidar da natureza. Não jogue lixo na rua, sempre que possível carregue alguma sacola na bolsa para colocar o lixo até encontrar a lixeira mais próxima. Isso também é válido quando estiver visitando parques ou em praias. Lembre-se gari não é nosso empregado, ele está trabalhando para manter a limpeza de nossa cidade, mas podemos colaborar para manter as ruas mais limpas.

Colocar o lixo para ser recolhido pela Comlurb no dia da coleta, para evitar de ser rasgado por animais ou parar nos rios em dia de chuva. Não jogue lixo nos rios e valões, quando chover, ele pode voltar para sua casa, caso o rio transborde.

Não queime lixo, folhas secas, isso polui o ar e pode causar crises alérgicas ou respiratórias em seus filhos. Há coleta de lixo em todos os bairros. Caso você tenha algo que o caminhão não possa levar, como entulhos de obras ou objetos que não servem mais, como sofás, fogões, etc., ligue Telecomlurb 2204-9999, que funciona de segunda a sábado, das 6 às 22 horas. O atendimento ocorrerá no máximo em 5 dias corridos, sempre de segunda-feira a sábado, no horário compreendido entre 07:00 e 22:00 horas.
Mais informações no site da Comlurb

Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa.

Nunca jogue fora a cinza do cigarro, pegue latas de leite ou chocolate vazia e vá colocando as pontas dos cigarros e guardando as latas cheias em casa até que a ciência encontre uma aplicação para este resíduo altamente tóxico, colabore com o meio ambiente, já que não consegue parar de fumar faça este pequeno gesto de carinho. Já existem pessoas que reciclam os tocos de cigarros.

Você sabia que cada brasileiro produz em média 1,2kg de lixo por dia? Imagine toda a população de quase 200 milhões de brasileiros em um ano... Pense nisso.

Produções dos pais do PIC

As reuniões da Escola de Pais do PIC (Primeira Infância Completa) estão sendo muito bem proveitosas  para os pais. A diretora Lúcia Maria tem trabalhado diferentes atividades dinâmicas e divertidas para os pais. Não é porque cresceram que não podem brincar como seus filhos. Pelo contrário, brincando eles relembram a alegria das brincadeiras da infância e renovam suas relações com os filhos, fortalecendo os laços familiares.

Essa foi a proposta da atividade proposta na última Escola de Pais.  Massinhas de modelar foram disponibilizadas a cada responsável presente para criar o que quisessem com ela. Depois foi pedido que cada um montasse sua própria família, cada um a sua maneira. Surgiram lindas esculturas e descobrimos muitos artistas.

Ao final, os pais receberam massinhas de diferentes cores, e foi pedido que eles juntassem todas elas. Depois foi pedido que eles separassem as cores, impossível de se fazer. Família é isso, cada um tem um pouco do outro e ela é indissociável. Pode existir, ex-marido, ex-esposa, mas nunca ex-filho.