quinta-feira, 29 de março de 2012

Exemplo dos pais é fundamental na boa alimentação infantil


A participação da família é muito importante para que a criança coma de tudo. A reportagem a seguir, retirada do site GazetaWeb, fala um puco sobre o assunto. O link para o site de origem da reportagem está no título desta postagem.

Mais informações sobre o tema, acesse http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/home.php

“Meu filho não come!”. Essa é uma das principais queixas dos pais de crianças em idade pré-escolar (entre 1 e 6 anos). Em alguns casos o assunto requer preocupação e investigação para saber se há um problema mais sério. Mas, na maioria das vezes, de acordo com Thelma Fernandes Feltrin Rodrigues, especialista em nutrição, a questão está ligada aos hábitos alimentares da família.

“Os filhos espelham os hábitos e os costumes dos pais, portanto, não dá para exigir que eles comam verduras e legumes se esses alimentos não fazem parte do cardápio da casa. Por não apreciarem determinadas hortaliças, alguns pais não compram, não preparam e não oferecem às crianças”, observa.

Thelma diz que a criança está experimentando novidades nessa fase de transição, passa a ter acesso às guloseimas propagandeadas pela mídia e começa a deixar de lado os hábitos saudáveis – ingestões de sopas e de sucos – de quando era bebê. “É muito importante sentar- se na mesa e comer junto com a criança os alimentos que ela rejeita. Vendo os outros integrantes da família comer, a criança voltará a experimentar”, explica.

Os pais devem explicar para os filhos, desde cedo, a importância de se ter uma dieta saudável e variada, dizendo (em linguagem apropriada) que os alimentos vão ajudá-los a crescerem fortes e com os cabelos e as unhas mais bonitos. Nos casos mais difíceis, Thelma aconselha recorrer a um nutricionista, que pode ajudar dando dicas de preparo de pratos saborosos com os ingredientes que a criança recusa. O momento das refeições, segundo a especialista, deve ser agradável e prazeroso, devendo-se evitar o desvio da atenção da criança com televisão ou brinquedos.

O que não pode faltar?

Todos os nutrientes, como as vitaminas, os minerais, as proteínas, as gorduras e os carboidratos, são essenciais para o bom desenvolvimento neuropsicomotor e o crescimento adequado dos filhos, por isso, é tão importante uma alimentação contrabalançada e variada.

“São durante os primeiros anos de vida que a criança forma hábitos alimentares, portanto, uma alimentação saudável e equilibrada, incentivada precocemente, trará reflexos positivos em sua saúde. As mães não podem se esquecer de oferecerem diariamente aos seus filhos cereais, grãos, frutas, laticínios, carnes, legumes e verduras. Além disso, a oferta de água é fundamental ao bom funcionamento do organismo infantil”, enumera a nutricionista.

A alimentação saudável, segundo a especialista, deve ser priorizada desde os primeiros meses de vida da criança, logo após o período de aleitamento materno exclusivo, que deve durar até o sexto mês de vida. Aos poucos, após essa fase, o pediatra deve orientar a introdução de novos alimentos, como sucos naturais e papas de frutas frescas, de legumes e de carnes.

De acordo com a nutricionista, chocolates, guloseimas e fast foods devem ser limitados. Não é preciso proibir, mas a criança precisa saber que esses produtos não podem ser consumidos todos os dias. Thelma alerta ainda para que os pais não utilizem alimentos com muito açúcar como recompensas, pois oferecer balas, pirulitos e chocolates quando o filho come toda a refeição é um erro. “Esses alimentos são altamente calóricos e contribuem muito para o surgimento da obesidade na infância”, esclarece.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Nossos pequenos mestres-cucas!!

Nesta semana é comemorada a semana da alimentação escolar e nossos alunos colocaram a mão na massa e prepararam algumas receitas com as professoras e as auxiliares de creche.

O Berçário 1 montou pratos bem coloridos, como toda refeição deve ser.






"Salada, saladinha, bem temperadinha..."
Os Maternais 1 A e B fizeram uma super salada de tomate e alface. E aprenderam a importância de lavar bem os alimentos antes de comer.



Hora de experimentar! Que delícia!!!!!





Eles quiseram alimentar o coelhinho, quem propôs a realização da salada. Afinal alface é a comida favorita dele, depois da cenoura! Claro!



Na hora da sobremesa, os Maternais 1 A e C prepararam receitas saborosas de dar água na boca!!

- Gelatina




A equipe com a turma (Rosana, Adinéia e Andréia).

- Bolo de banana


Levando o bolo pra tia Sônia colocar no forno.


- Salada de frutas





Hora de experimentar! Huuuuum!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Viva o circo!

Hoje é dia Nacional do Circo, em homenagem ao primeiro palhaço brasileiro, o Piolim nascido nesta data. Nossa comemoração foi na semana do dia 15/03, mas hoje postaremos como nossos palhacinhos foram para casa e o teatro de fantoches apresentados para as turmas de Maternal. Porque é sempre bom dar gargalhada!!

As professoras Cátia e Adinéia contando a história dos palhacinhos coloridos para os Maternais 1 e 2.



Os palhacinhos da turma Maternal 2 C preparados para ir pra casa.

Com a equipe da turma Ariane, Cátia e Rafaela.

A alegria das crianças contagiando os pais e responsáveis.


Pedro Henrique, filho da diretora adjunta Vanessa, é o novo mascotinho da creche também virou um palhacinho.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da água combatendo a Dengue

Hoje é dia mundial da água e, além de falar sobre a importância dela para nossas vidas, também foi dia de combater o transmissor da dengue. As turmas de maternal 1 e 2 participaram de um circuito contra o mosquito aedes aegypti. Afinal ele se desenvolve na água parada. Junto com as professoras nossas crianças retiraram a água parada de pneus, garrafas, potes e tampinhas para não deixar o mosquito fazer ninho lá dentro. As turmas adoraram a brincadeira e aprenderam direitinho que não se pode deixar água parada nos lugares. XÔ DENGUE!!!










quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down

A data de hoje (21/03) para o dia internacional da Síndrome de Down foi proposta fazendo alusão à trissomia do 21, na qual o cromossomo 21 do DNA ao invés de ter dois cromossomos tem três. A data foi criada também como um alerta contra o preconceito. Deficiente é aquele que não percebe que essas pessoas especiais vêm ao mundo para nos mostrar que é possível superar os desafios que a vida nos apresenta com muita alegria e amor.
Nossa homenagem hoje é para nossa pequena estrelinha Ester, do Maternal 1-A (EI-40) que a cada dia conquista mais o coração de todos que convivem com ela na creche.